Aluno agachado às margens de açude com bóia ao fundo

O artigo científico "A Low-Cost IoT-Based Solution for Water Quality Monitoring in Aquaculture 4.0", de autoria de Fábio Alves, egresso do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em coautoria com seus orientadores, Fernando Aires e Obionor Nóbrega, foi recentemente aceito para apresentação no prestigiado World Forum Internet of Things 2024. Esta conferência é considerada a maior no campo de Internet das Coisas, oferecendo uma plataforma global para a apresentação de inovações tecnológicas.

A aceitação deste artigo representa um marco significativo para a UFRPE e o PPGIA, evidenciando a excelência da pesquisa acadêmica desenvolvida na instituição. O estudo aborda uma solução inovadora de baixo custo para o monitoramento da qualidade da água em sistemas de aquicultura, integrando tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). A pesquisa se concentra em melhorar a eficiência e sustentabilidade da aquicultura, especialmente para pequenos e médios produtores, oferecendo uma ferramenta que permite a monitorização em tempo real das condições da água, facilitando a tomada de decisões rápidas e informadas.

Para a SMARTRURAL, startup cofundada por Fábio Alves, o reconhecimento acadêmico do artigo é um catalisador importante para o crescimento e a validação de sua solução de mercado. A empresa, que nasceu de projetos de pesquisa desenvolvidos no PPGIA, beneficia-se diretamente dos avanços tecnológicos e dos resultados apresentados na publicação. "A aceitação deste artigo em uma conferência de renome mundial não só valida nossa abordagem técnica, mas também eleva a visibilidade da nossa startup e as oportunidades de colaboração e investimento," comentou Fábio Alves.

O desenvolvimento desta pesquisa contou com o apoio inestimável do Instituto de Inovação, Pesquisa e Empreendedorismo (IPÊ) da UFRPE, que forneceu suporte estratégico e infraestrutura para a incubação da SMARTRURAL. O IPÊ desempenhou um papel crucial ao auxiliar na transição das descobertas acadêmicas para aplicações comerciais viáveis, demonstrando a sinergia entre a academia e o empreendedorismo.

"A contribuição dos orientadores Fernando Aires e Obionor Nóbrega, juntamente com o ambiente estimulante proporcionado pelo PPGIA e o apoio do IPÊ, foram fundamentais para alcançarmos este resultado," destacou Alves. "Este reconhecimento internacional reforça o compromisso da UFRPE com a inovação e a pesquisa de ponta, além de abrir portas para novas colaborações e desenvolvimento de tecnologias."

A aceitação do artigo no World Forum Internet of Things 2024 é uma conquista que solidifica a posição da UFRPE como um centro de excelência em pesquisa tecnológica, ao mesmo tempo que destaca a relevância do PPGIA e da SMARTRURAL no cenário acadêmico e de mercado. Mais detalhes sobre a pesquisa e suas aplicações práticas podem ser encontrados nas publicações acadêmicas da UFRPE e nos canais oficiais da SMARTRURAL.